sábado, 8 de janeiro de 2011

HAJA BOA VONTADE

O lugar de São Fiel outrora um pólo de extrema importância para a região está nos dias de hoje votado ao completo abandono.
Sabemos que grande parte dos terrenos florestados são pertença do Estado que este, mau grado, usurpou à ordem jesuítica aquando da tão "querida e desejada" república. Contudo, há espaços sob a tutela da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo espaços esses, que deviam há muito ter merecido uma intervenção e não deixar tudo ao Deus dará.
A AVENIDA
Um dos lugares bonitos que São Fiel oferece aos visitantes é a alameda mais conhecida por avenida. Porém, para nossa tristeza, ve-mo-la num abandono, num desleixo que provoca indignação e, nos coloca em confronto com a falta de capacidade e  competência das entidades desta terra, não só das que estão em exercício como as antecessoras.
A ladearem a álea, plátanos ancestrais tomaram proporções gigantescas. Nunca que me lembre, aquelas árvores foram limpas e como tal, cresceram a seu bel-prazer causando aos moradores que lhes estão mais próximos, alguns transtornos.
É tempo mais que suficiente que dêem um pouco mais de atenção a estas árvores. Elas merecem!
No centro desta avenida, outras árvores de menor porte e também elas quase centenárias, estão por falta de cuidados, a pedirem uma intervenção. Bom seria que arrancassem aquelas que já não têm hipótese de recuperação e plantassem outras no seu lugar para assim voltar a beleza que antes aquele sítio ostentava.
Esta avenida dá acesso à piscina e muita gente a percorre durante o verão. Não seria descabido se a Junta tomasse a si a reparação daqueles muros que aos poucos vão aluindo quer pelos elementos da natureza quer também pela má prática de energúmenos que vão retirando as pedras para atalharem caminho ou para simplesmente  dar vazão à má índole.
Ser membro de uma Junta, não será com certeza tarefa fácil mas, quem concorre e é eleito não pode evadir-se das suas responsabilidades, não pode ignorar os males de que a sua terra enferma.
Devia a Junta de Freguesia ter mais carinho por São Fiel já que Louriçal do Campo muito beneficiou deste lugar. Mas, isso será tema para uma próxima crónica.

Saudações amigas.
Conde da Gardunha

2 comentários:

  1. BRAVO! Como nunca houve algum membro da junta do Lauriçal que se interessase a SAO FIEL, por isso e normal que tudo esteja nesse abandono.
    Que tristesa esta tudo a precisar de ir dar uma volta nas antiguas celas de SAO FIEL.

    ResponderEliminar
  2. ESSA PENITÊNCIA SERIA POSSIVELMENTE DEMASIADO LEVE.

    ResponderEliminar

  Regra geral todas as ruas têm uma placa toponímica nas duas extremidades com o nome que lhe deram. A rua Presidente Craveiro Lopes também ...